Irrigasol

Irrigação inteligente e sustentável

Irrigasol

Atividades do projeto

Para melhor organizar as atividades, os integrantes foram divididos em três grupos: Computação e sensores, dimensionamento e extensão. Abaixo veremos as responsabilidades de cada um e alguns exemplos de atividades desenvolvidas:

•Computação e sensores:

Os integrantes desse grupo ficam responsáveis pela parte eletrônica do processo, onde se foca principalmente na programação dos sensores, instalação dos equipamentos eletrônicos e manipulação dos dados meteorológicos.

Exemplos de atividades sob responsabilidade desse grupo:

•O poço por onde a água é captada foi furado.

•A bomba submersível foi testada no poço.

•Os painéis solares foram instalados no telhado da escola.

teste1
Alunos e integrantes testando os painéis solares

•Dimensionamento:

Este grupo é responsável por projetar e definir os equipamentos que serão utilizados. Se estuda cada equipamento envolvido nos processos de bombeamento e energia solar, buscando o aproveitamento hídrico.

Exemplos de atividades sob responsabilidade desse grupo:

•Foi dimensionado que para a área desejada se usariam duas placas fotovoltaicas, uma bomba submersível e uma bomba ligada ao reservatório.

•Foi identificada uma erva daninha comumente chamada de “Tiririquinha”, que atrapalha a plantação, sendo necessário pesquisar formas de combatê-la. Foi decidido utilizar a técnica mulching, onde são colocadas lonas sobre a área da plantação para abafar a erva daninha.

dimensionamento
Irradiação solar no plano inclinado em Macaé- RJ

•Extensão:

Este grupo faz a conexão com os alunos da escola técnica, preparando aulas sobre os assuntos abordados pelos outros dois grupos. Já foram discutidos em sala temas como Arduino, preparo do solo, uso de pesticidas e se pretende ainda apresentar o funcionamento da estação meteorológica e técnicas de compostagem, plantio e cultivo.

Exemplos de atividades sob responsabilidade desse grupo:

•Em conjunto com os alunos, os integrantes do projeto capinaram parte do terreno e ajudaram na demarcação da área a ser plantada.

•O problema da “Tiririquinha” foi levado aos alunos em uma aula sobre ervas daninhas e pesticidas, onde estes foram encorajados a propor soluções.

extensao
Momento com os alunos


Parcerias

Ir ao site

UFRJ Campus Macaé

Instituições parceiras no desenvolvimento do projeto

Ir ao site

Escola Natálio Salvador Antunes

Novo conceito de irrigação se transformou em um projeto universitário

Ir ao site

UFRJ

Todos os colaboradores, alunos e professores que fizeram parte da nossa equipe

Serratec

Serratec

Todos os colaboradores, alunos e professores que fizeram parte da nossa equipe

Fale Conosco

contato@seusite.com

21 0000-0000

21 90000-0000

Local: Estado e Cidade

Atendimento: Segunda a Sexta

9:00 ás 20:00