Irrigasol

Irrigação inteligente e sustentável

Irrigasol

Histórico


Para a primeira implementação se escolheu a Escola Técnica Natálio Salvador Antunes, que se encontra em uma fazenda histórica em Córrego do Ouro, distrito de Macaé. Foi feita uma parceria com os alunos do ensino médio para que estes aprendessem conceitos ligados ao projeto, além de auxiliarem nas atividades do campo. Além disso, participamos de eventos acadêmicos como Semanas de integração acadêmicas e recepção de calouros das engenharias.


2016 e 2017

Nos dois primeiros anos do projeto, foram feitas algumas visitas na escola para estudar a área que seria cultivada e também para conversar com os alunos sobre as propostas do projeto.


12
Primeira visita à escola

3
Aula sobre arduino com os alunos

Participamos também da Semana de integração acadêmica (SIAC) organizada pela UFRJ

4
Participação na SIAC 2016

5
Participação na SIAC 2017


2018 e 2019

Entre 2018 e 2019, foi feita perfuração do poço e o teste e instalação de diversos equipamentos.


6
Integrantes perfurando o poço com o auxílio do professor Francisco

7
Instalação dos painéis fotovoltaicos

Foi também quando firmamos nossa parceria com o projeto “Fazenda das águas”, onde se visitou a área a ser irrigada e feito o dimensionamento do projeto.


8
Visita ao projeto “Fazenda das águas”

Diferentes assuntos foram abordados com os alunos da escola técnica como uso de pesticidas, funcionamento da estação meteorológica, etc.


9
Aula sobre o uso de pesticidas

10
Alunos e integrantes fazendo marcações no terreno

Participamos novamente da Semana de integração acadêmica (SIAC), dessa vez com a participação dos alunos da escola e recebemos uma menção honrosa em 2019


1112
Participação na SIAC 2019

2020 e 2021

Durante as férias da universidade, alguns integrantes se reuniram no polo universitário para discutirem o avanço da estação metereológica.


13
Teste de sensores para Arduino

Devido a pandemia do Covid-19, nossas atividades presenciais foram paralisadas. Com o intuito de divulgar o projeto e servir como um banco de dados, criamos esse site. Assim, os frutos destes anos de trabalho ficam à disposição da sociedade e comunidade acadêmica que queiram conhecer mais sobre nós.