WC&WC
WC&WC: Tratamento de Ecológico de Esgotos por Wetlands Construídas

WC&WC: Tratamento de Ecológico de Esgotos por Wetlands Construídas
O projeto WC&WC (wetland construído & water closet) nasceu em 2015, entretanto só em 2016 se consolidou através da do projeto piloto no Campus da UFRJ Macaé e deu-se início ao plano de execução, esquema e aprofundamento nos estudos relacionados as wetlands construídas.
A ideia do projeto envolve a criação de dois banheiros (um masculino e outro feminino) onde todo efluente gerado no mesmo será tratado pelo sistema de Wetland Construído. Vale ressaltar que estes banheiros contarão com chuveiros com água quente que farão uso de placas solares. Além disso, o projeto visa a criação de uma área verde de convivência dentro do Campus e também um laboratório a céu aberto, destinado a outras pesquisas relacionadas à engenharia.
A obra em questão iniciou-se somente em 2018, onde foram construídas as cabines dos banheiros e em seguida as fossas sépticas (Tratamento primário) foram colocadas em seus devidos lugares, visto que optou-se por utilizar de caixas de polietileno de volumes variados para uma maior opção de manobra do sistema.
Em seguida foi dado início a elaboração dos jardins filtrantes, sendo necessária a escavação e formação do filtro (Foram utilizadas nas valas areia e pedras de diferentes granulometrias). Vale ressaltar que em todas essas etapas apesar da utilização de máquinas e mão de obra contratada os alunos tiveram uma grande participação podendo não apenas acompanhar de perto tudo que estava acontecendo, mas também colocar em prática tudo que foi aprendido em sala de aula.
Em paralelo a tudo isso foi construído um pequeno canteiro para que os alunos pudessem cultivas as plantas com as características necessárias para o uso em wetlands. A escolha das plantas não se baseou apenas em atender aos critérios técnicos para o tratamento, mas também que fossem resistentes suficientes ao clima do local e que tivessem uma boa aparência, afinal de contas será uma área de convivência.
Feito tudo isso, no segundo semestre de 2019 foram contratadas máquinas para nivelar o terreno e gramas foram plantadas, dando assim nova cara ao projeto. Depois disso, também foram cavadas as valas de infiltração e construída pelos próprios alunos uma cisterna para armazenar parte da água tratada.